Como é bom e saudável usar a imaginação! Não há fronteiras, barreiras ou limites. Por ela, somos levados a lugares distantes, outras culturas e até mundos diferentes. Alguns desses locais são reais; outros são encantados, cheios de magia e fantasias, podem até romper em anos luz na imensidão das galáxias.
Como seria a vida sem o imaginário, esse grande armazém de criatividade que existe em nosso universo interior? Muitas vezes ignoramos esse mundo, não aproveitamos tudo o que ele tem a nos oferecer. Ficamos tão atentos em enxergar o que está ao nosso redor que nos esquecemos de olhar para dentro e desfrutar desse vasto material: a imaginação.
Em nossa imaginação, o impossível se torna possível. Podemos ser um rei em um castelo, um jardineiro que conta histórias para as flores crescerem ou o primeiro astronauta a descobrir uma civilização além do Sistema Solar. A imaginação não nos limita a ser apenas uma pessoa. Podemos ser uma árvore, um barco, uma estrela, um dragão. Podemos ser uma nuvem que, ao ser soprada pelo vento, viaja pelo céu, observando o mundo.
Somos livres para imaginar…
Nessa viagem imaginária, revisitamos histórias vividas, criamos novos desfechos, nos emocionamos. É nesse universo sem limites que a imaginação nos convida a reescrever o que já conhecemos, permitindo-nos experimentar novas emoções, rir, chorar, ficar em silêncio.
Que poder tem a imaginação em nossas vidas! E como perdemos quando não a usamos… Posso dizer que a imaginação cumpre, até mesmo, uma função terapêutica dentro de nós.
Não há limites, nem julgamentos. Basta fechar os olhos (ou não) e imaginar. Quando imaginamos, alimentamos nossa mente e alma, expandimos nossos horizontes e nos preparamos para criar futuros que antes pareciam inalcançáveis.
É a imaginação que nos permite, não apenas sonhar, mas também planejar e criar. Ela nos conecta ao passado, em que memórias e experiências ganham novas cores; nos cerca no presente, oferecendo soluções criativas para os desafios cotidianos; nos inspira a imaginar futuros possíveis, abrindo portas que antes estavam trancadas.
A imaginação dá asas para a criação, inovação e descobertas. Ela é a inspiração para artistas criarem suas obras, cientistas desenvolverem suas pesquisas e pensadores explorarem e debaterem suas ideias. Quantas coisas boas existem porque um dia alguém ousou imaginar e criar algo que não existia!?
Usar a imaginação é como aceitar um convite para mergulhar em nosso interior, onde não existem limites ou bloqueios. É lá que descobrimos novas formas de ver a vida, de sentir o que antes parecia simples e torná-lo maravilhoso. No fim das contas, imaginar é uma maneira de nos reconectar com quem realmente somos e com as riquezas que nosso coração guarda. Tudo o que precisamos fazer é fechar os olhos e nos permitir sonhar.
de: Carlos Barabás
Carlos Barabás de Carlos Barabás está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://carlosbarabasblog.wordpress.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://carlosbarabasblog.wordpress.com/.